Reabilitação auditiva: o que é e como é realizado o tratamento

Conheça a importância do tratamento para a recuperação do sentido da audição.

A saúde auditiva está sempre em alerta, e segundo um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 cerca de 2,5 bilhões de pessoas sofrerão de algum problema de audição. Para se ter uma ideia, atualmente no país, mais de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de perda auditiva de acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE

Números altos como estes deixam claro a importância de uma reabilitação auditiva de qualidade. O processo não depende apenas de profissionais experientes e especializados, mas também da colaboração dos pacientes e recursos tecnológicos de boa qualidade. 

Neste artigo, entenda o que é a reabilitação auditiva, como ela funciona e quando é possível dar início ao processo. Continue lendo para saber mais!

O que é e como funciona a reabilitação auditiva?

A reabilitação auditiva consiste em um conjunto de técnicas que visa restabelecer o limiar auditivo, fazendo tanto com que o paciente recupere a capacidade auditiva que foi perdida com o passar dos anos, quanto desenvolver esta habilidade.

Fundamental para minimizar os sintomas e reverter problemas de audição, a reabilitação auditiva deve ser feita com o acompanhamento de um profissional especializado, sempre levando em conta as limitações de cada paciente e seu tempo de adaptação aos aparelhos auditivos.

Reabilitação auditiva em idosos

Uma vez que a perda de audição é notada pelo paciente, este deve procurar um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para um diagnóstico completo, e assim, dar início à reabilitação auditiva.

A terapia auditiva, a depender do grau de intensidade do problema diagnosticado, pode envolver o uso de aparelhos auditivos, tratamento com medicamentos e fonoterapia, que trabalhará tanto a habilidade de ouvir, quanto a de falar, possibilitando que o paciente possa recuperar sua capacidade comunicativa.

Reabilitação auditiva infantil

Seja em idosos ou em crianças, quanto antes começar o processo da terapia auditiva, melhores serão os resultados. Portanto, a reabilitação infantil tem início no diagnóstico precoce da perda de audição, que pode ser identificada na triagem auditiva neonatal – o teste da orelhinha -, obrigatório no Brasil desde 2010 em recém-nascidos.

O déficit auditivo nos meses iniciais de vida podem prejudicar o desenvolvimento da fala, além de acarretar em outras consequências cognitivas e educacionais irreversíveis. A partir da identificação precoce da perda de audição, o profissional pode decidir pelo melhor tratamento de reabilitação auditiva infantil:

  • Aparelhos auditivos;
  • Microfones remotos;
  • Implantes cocleares.

Vale ressaltar que a reabilitação auditiva em crianças deve ser acompanhada da terapia fonoaudiológica, a fim de desenvolver a fala juntamente com o sentido da audição.

Quando é possível fazer reabilitação auditiva?

A reabilitação auditiva é aconselhada para qualquer pessoa com alguma perda de audição. O tipo mais comum está relacionado, principalmente, à idade avançada, no entanto não se deve deixar de lado outros casos em que o problema é causado por medicações, doenças, ou mesmo genética – que não permite cura através de remédios, sendo o aparelho auditivo a reabilitação mais indicada.

É preciso relembrar que o processo de recuperação da habilidade de ouvir deve ser sempre orientado por um profissional experiente para que o paciente possa ser instruído com relação ao aparelho auditivo e sua adaptação, além do auxílio da fonoterapia.

Entenda mais sobre a terapia fonoaudiológica a seguir!

Como é o processo da fonoterapia?

A habilidade de ouvir está diretamente relacionada à capacidade da fala, por isso, a reabilitação auditiva pode ser composta, também, pela fonoterapia. Após a adaptação do aparelho auditivo, é fundamental que o paciente se consulte com um fonoaudiólogo para trabalhar elementos que ficaram prejudicados pela perda auditiva, como o reconhecimento de sons, memória auditiva, localização sonora e mesmo o fonema da fala.

Durante as sessões de fonoterapia, o profissional utiliza tanto sons ambientes, quanto a própria fala com sons competitivos de fundo, além de exercícios com estímulos visuais relacionados aos sinais sonoros, assim como outros com o intuito da identificação correta feita pelo paciente.

O tratamento com fonoterapia é feito no consultório de fonoaudiologia, e a quantidade de sessões é definida pelo profissional de acordo com o grau de perda auditiva do paciente, assim como a disponibilidade de tempo. Entretanto, como dissemos anteriormente neste artigo, para garantir os avanços positivos na reabilitação auditiva, é preciso que o paciente esteja disposto a colaborar com a terapia, por este motivo, ele deve receber algumas “lições de casa”, a fim de manter o tratamento fora das sessões, potencializando os resultados.

Você tem percebido sintomas de perda auditiva? A Viver Aparelhos Auditivos pode te ajudar na reabilitação auditiva, acompanhando desde o diagnóstico, passando pela escolha do melhor aparelho auditivo para o seu caso, até o tratamento orientado pelos nossos fonoaudiólogos.

Entre em contato conosco e agende um teste grátis!

FGA. TAMIRES VIEIRA ESTEVES MAYELLA (CRFa 2-17779)
Fonoaudióloga da Viver Aparelhos Auditivo

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas