Música alta: riscos para sua audição!

Entenda os riscos do volume alto para a saúde dos ouvidos e como evitar deficiências auditivas.

É comum pensarmos que cuidar da nossa qualidade de vida e bem-estar se resume a uma alimentação saudável e uma rotina regrada de atividades físicas. Entretanto, esse ponto de vista deixa de lado os cuidados com um dos nossos principais sentidos: a audição.

O hábito de ouvir música com frequência, especialmente com fones de ouvido, tem se tornado cada vez mais recorrente entre pessoas de todas as idades, e apesar de prazeroso, ouvir os seus artistas favoritos com o som muito alto apresenta riscos para a sua saúde auditiva.

Neste artigo, entenda quais os riscos da música para a sua audição, e as principais dicas para cuidar da sua saúde auditiva!

Quais os riscos da música para a audição?

Quando falamos sobre a saúde dos nossos ouvidos, é preciso lembrar que existe, sim, a predisposição genética a problemas auditivos. No entanto, alguns outros fatores podem acentuar, e até acelerar este fato, e a constante exposição a ruídos e música em volume acima do recomendado pode trazer riscos graves para a audição.

Se você já percebeu um zumbido nos ouvidos, saiba que este é um dos primeiros sintomas de uma lesão ou perda auditiva causada pela exposição prolongada a sons altos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes riscos à saúde auditiva podem atingir até um bilhão de pessoas entre as idades de 12 e 35 anos.

Existem três tipos de perda de audição:

  • Deficiência sensorioneural: causa principal dos zumbidos, é uma lesão consequente de um ruído na célula responsável pela audição, que morre e não pode ser regenerada;
  • Deficiência condutiva: possível de ser revertida ou tratada, em alguns casos com medicamentos ou cirurgia. Ocorre, por exemplo, quando há otite ou perfuração do tímpano;
  • Deficiência mista: quando estão presentes as duas condições acima. 

Para evitar os riscos permanentes à saúde auditiva, especialistas recomendam não ultrapassar os 80 decibéis em caso de exposição prolongada a ruídos e música.

Saúde auditiva: dicas para cuidar da audição e aproveitar a música de forma segura

O alerta sobre os riscos da música para a sua saúde auditiva é extremamente importante, e deve ser levado a sério. Isto não significa, no entanto, que você precise parar de ouvir os seus cantores e bandas favoritos. Separamos a seguir, algumas dicas para manter o cuidado com a sua audição e, é claro, aproveitar a música sem medo. Confira!

Controle o volume do som

A primeira dica não é uma novidade, mas deve ser lembrada sempre, principalmente para quem costuma ouvir música com frequência. Expôr seus ouvidos a sons acima de 80 decibéis pode trazer graves e irreparáveis consequências para a saúde auditiva, incluindo a perda auditiva precoce.

E não estamos falando apenas de ter atenção ao volume dos fones de ouvido, por exemplo. A orientação é evitar assistir a televisão, ou ouvir rádio, com o som em uma altura elevada, procurando não ultrapassar a metade do volume dos aparelhos.

Outra recomendação importante é não ouvir música em lugares barulhentos, evitando que você precise aumentar ainda mais o volume para conseguir ouvir. Lembre-se de valorizar os momentos de silêncio, dando um tempo de descanso para os ouvidos. 

Evite usar fones de ouvido por longos períodos

Usar fones de ouvido, seja para ouvir música ou assistir a vídeos no computador e celular, é um hábito cada vez mais comum, sendo até mesmo uma regra de boas convivências em locais públicos. No entanto, a prática requer atenção especial quando o assunto é saúde auditiva.

Por potencializarem o som, é recomendado não ultrapassar a potência média do volume dos fones de ouvido, e evitar longos períodos de exposição. O ideal é usar fones de ouvido no máximo 1 hora por dia, segundo a recomendação da OMS.

É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não conseguir ouvir o que está a sua volta e não dormir com os fones. Outra dica de ouro, caso você utilize os fones com frequência, é optar pelos modelos que não ficam dentro da orelha, como é o caso dos headphones, pois esses são menos prejudiciais. 

Utilize protetor auricular

Protetores auriculares são importantes equipamentos para a proteção da nossa audição, mas se engana quem pensa que eles só podem ser usados em ambientes de trabalho como fábricas ou obras.

Se a recomendação dos médicos especialistas é evitar ruídos altos, os protetores devem ser utilizados por todos, inclusive em ambientes abertos. Isto porque em grandes cidades a poluição sonora chega a alcançar até 95 decibéis em pontos como avenidas movimentadas, ou centros comerciais.

É altamente recomendado que os protetores auriculares sejam usados também em shows, baladas e mesmo aviões, diminuindo o tempo de exposição a sons excessivos.

Limpe os ouvidos e os fones corretamente

Cuidar da saúde dos ouvidos não depende apenas de reduzir o tempo de exposição a ruídos e monitorar o volume dos fones. Uma vez que existem algumas infecções que podem prejudicar estruturas fundamentais para a audição, a dica para se prevenir dessas doenças deve ser feita através da limpeza correta dos ouvidos e dos fones de ouvido.

É muito provável que você já saiba que o uso de cotonetes é contraindicado por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Um dos itens de higiene pessoal mais utilizados, as hastes flexíveis trazem mais riscos do que benefícios, podendo, acidentalmente, não apenas perfurar os tímpanos, como também deslocar os ossículos do ouvido, causando surdez temporária ou definitiva. Além de empurrar a cera mais para dentro do canal auditivo, a sugestão é limpar os ouvidos com a pontinha da toalha.

Vale ressaltar aqui que apesar das aparências, a cera não é sujeira e tem a função de lubrificar, manter e proteger os ouvidos de microrganismos, só sendo retirada com um procedimento realizado pelo otorrino.

Lembre-se, também, de limpar os fones de tempos em tempos, e não emprestá-los a terceiros, evitando possíveis contaminações.

Além destes cuidados, a boa saúde dos ouvidos também depende das consultas periódicas aos profissionais especializados. Uma avaliação detalhada ajuda não somente a prevenir possíveis problemas auditivos, como também a identificá-los ainda em estágio inicial.

Que tal aproveitar para fazer uma avaliação gratuita com os fonoaudiólogos da Viver Aparelhos Auditivos? Entre em contato conosco e saiba como!

FGA. TAMIRES VIEIRA ESTEVES MAYELLA (CRFa 2-17779)
Fonoaudióloga da Viver Aparelhos Auditivos

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas