Aparelhos auditivos: qual a faixa de preço e como escolher o melhor modelo

Descubra os fatores que influenciam no valor dos aparelhos auditivos e qual modelo atende melhor às suas necessidades.

Descobrir uma perda auditiva pode trazer diversas dúvidas para quem recebe o diagnóstico. Uma das principais diz respeito aos aparelhos auditivos: como funcionam? É desconfortável? Como escolher o modelo correto? São todos questionamentos comuns àqueles que se deparam com este novo momento da vida.

Atualmente, com todos os avanços tecnológicos, os aparelhos auditivos garantem maior potência, conectividade e, é claro, conforto e discrição para seus usuários, sendo quase imperceptíveis, além de mais opções de modelos que se adequem às necessidades de cada um.

Quer saber mais sobre estes dispositivos auriculares? Continue lendo e descubra os valores e os modelos mais modernos do mercado!

Quanto custa um aparelho auditivo? Entenda os fatores que influenciam no preço

Se você já começou a busca pelos seus aparelhos auditivos, viu que os valores podem alterar consideravelmente de um modelo para outro, o preço pode variar de R$3.500,00 a R$20.000,00. Da mesma forma, é possível que até tenha se assustado com o quanto custa um aparelho auditivo, mas existem diversos fatores que podem influenciar no preço final do dispositivo.

O primeiro motivo para o aparelho ser mais caro ou mais barato é a sofisticação de cada modelo. É fundamental ter em mente que, independentemente do valor, todo dispositivo eletrônico cumpre com a função de ajudar a ouvir melhor. O que diferencia são outros recursos específicos que, juntos, compõem a satisfação auditiva.

Existem aparelhos auditivos, por exemplo, com tecnologia o suficiente para se adaptarem a ambientes mais ou menos barulhentos automaticamente, isto é, sem que o usuário precise realizar muitos ajustes, alterando volume ou trocando programas. Outros modelos também investem na redução de ruídos e conectividade sem fio.

Também é um fator que influencia no quanto custa um aparelho auditivo é a estética do dispositivo, que interfere não somente no conforto de quem o está usando, como também nos custos de manutenção.

Inovações em aparelhos auditivos: conheça as novidades que estão revolucionando o setor

Como você viu acima, é possível encontrar os aparelhos nos mais diversos valores. O mesmo vale para os modelos disponíveis no mercado. Com tantas tecnologias voltadas para o segmento de aparelhos auditivos, é essencial que você escolha o que melhor soluciona as suas necessidades!

Antes de mais nada, é preciso entender o funcionamento dos dispositivos. De forma simplificada, todo aparelho auditivo é composto de microfone, amplificador e receptor. É esta estrutura que permite que o som seja amplificado e recebido pelo usuário que antes não conseguia ouvir. Também fazem parte do aparelho o processador, a bateria e o botão de programa ou volume.

Com isso em mente, é hora de conhecer os vários modelos de aparelhos auditivos, e é claro, as opções mais modernas!

Microcanal (CIC)

Um dos modelos mais comuns, os aparelhos auditivos de microcanal, ou CIC, são discretos e quase imperceptíveis, adaptando-se com maior facilidade ao canal auditivo dos usuários. Seu uso costuma ser recomendado para perda auditiva leve a moderadamente severa, contando com tecnologias que permitem a percepção de sons de fala.

Apesar de contar com uma ponta de fio de nylon que permite a fácil remoção do dispositivo, caso a anatomia da orelha do usuário for muito estreita, o modelo de microcanal pode não ser o mais indicado. Ainda assim, existe a possibilidade de confeccionar o aparelho sob medida.

Signia Silk 7X - CIC | HearingNowSignia Insio 3px CIC Hearing Aid at best price.

Intracanal (ITC)

Um pouco maior e menos discreto que o modelo apresentado acima, o intracanal (ITC) é de uso interno, e fica posicionado no canal auditivo do paciente, tampando totalmente a orelha. Contudo, os aparelhos de intracanal são completamente personalizados, adequando-se às necessidades de cada usuário.

Por oferecer maior amplificação sonora, é recomendado para casos leves e moderados de perda de audição. Além disso, os aparelhos auditivos deste modelo contam, também, com controle de volume e seletor de programas, sem falar no conforto.

Aparelho auditivo intra-auricular (ITE) - Insio primax™ ITC - Signia - com  controle remoto

Intra-auricular (ITE)

Já os dispositivos no modelo intra-auricular (ITE) são bem diferentes dos aparelhos anteriores, a começar pela questão estética. Maior do que os outros, apesar de quase imperceptível, este fica encaixado na porção externa, e é moldado sob medida para cada orelha.

Utilizado para pessoas com perda auditiva severa, o aparelho auditivo intra-auricular pode se conectar sem fio a celulares e televisões, contando também com um controle remoto que regula o volume e a seleção de programas. Outro grande benefício desta opção é a maior durabilidade da bateria.

Insio AX ITC/ITE | Clinica de Tratamento Auditivo e Aparelhos Auditivos |  Viver Aparelhos Auditivos

Retroauricular (BTE)

Outra opção de modelo de aparelhos auditivos é o retroauricular, ou BTE, é aquele que fica posicionado atrás da orelha com um molde auricular, que se encaixa dentro do canal auditivo. Um dos dispositivos mais potentes do mercado, o retroauricular é recomendado para todos os graus de deficiência auditiva, desde o mais leve até o mais severo.

As vantagens de optar por este modelo vão muito além do design moderno e discreto, sendo também de fácil manuseio, mais resistente do que os demais, e oferecendo mais opções de programação.

Mouse de computador
Descrição gerada automaticamente com confiança média

Receptor no canal (RIC)

Enquanto todos os outros aparelhos podem ser feitos sob medida para o paciente, o modelo com receptor no canal (RIC) não é customizado, apesar de ser fabricado em tamanhos diferentes para se adaptar a orelha de cada usuário.

Além de oferecer alta potência, os aparelhos auditivos com receptor no canal são confortáveis e discretos, ficando atrás da orelha, conectado ao canal auditivo por um fio transparente com um receptor na ponta, podendo medir menos de 1 centímetro. Geralmente é indicado para casos leves a severos de perda auditiva.

Styletto AX: Recarregável e design premiado | Signia
Aparelhos auditivos Pure Charge & Go X - totalmente recarregáveis | Signia

Descobrir qual o melhor aparelho auditivo para você depende, principalmente, de conhecer as opções disponíveis no mercado. Com a orientação do seu médico especialista será possível entender quais trarão os melhores benefícios de acordo com as suas necessidades auditivas.

Conheça toda a modernidade e tecnologia dos aparelhos auditivos da Viver! Clique aqui e confira!

FGA. TAMIRES VIEIRA ESTEVES MAYELLA (CRFa 2-17779)
Fonoaudióloga da Viver Aparelhos Auditivos

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas