Como a tecnologia pode ajudar pessoas com  deficiência auditiva?

Conheça as tecnologias que promovem a maior acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva

As tecnologias para pessoas com deficiência auditiva são desenvolvidas para ajudá-las a se comunicar, interagir e acessar informações de maneira mais eficaz. Algumas das principais ferramentas incluem aparelhos auditivos, legendas e intérpretes de língua de sinais, telefones e dispositivos de alerta, entre outros.

Essas tecnologias podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas com deficiência auditiva, melhorando sua qualidade de vida, permitindo que elas sejam mais independentes, sendo fundamentais para a inclusão social de surdos, por exemplo. Saiba mais sobre essas tecnologias no nosso artigo!

O uso da tecnologia na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva

Com avanços tecnológicos acontecendo com tanta frequência, a tecnologia também tem desempenhado um papel cada vez mais importante na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva. Ferramentas como aparelhos auditivos ou implantes cocleares, além de outros dispositivos de comunicação, podem ajudar as pessoas não somente a ouvir melhor, como a compreender melhor a fala e, principalmente, a se comunicar com mais facilidade.

A importância da tecnologia na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva não poderia ser outra além da sua capacidade de superar as barreiras de comunicação que essas pessoas enfrentam diariamente. Estas ferramentas têm como objetivo melhorar a compreensão da fala, aumentar a consciência do ambiente sonoro e facilitar a comunicação por meio de dispositivos eletrônicos.

Suporte educacional ao surdo

Muito além das tecnologias e tratamento na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva e surdos, é fundamental que elas recebam suporte educacional. De forma resumida, o recurso visa fornecer aos alunos surdos um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível, atendendo às necessidades específicas e ajudando-os a superar as barreiras de comunicação.

O suporte educacional para surdos é importante para que esses alunos tenham acesso à mesma educação e oportunidades que os alunos ouvintes. Além disso, a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdos na sala de aula regular ajuda a promover a diversidade e a compreensão entre os alunos ouvintes e surdos.

Entre os recursos utilizados no suporte educacional para surdos estão, além do aprendizado da linguagem de sinais, os intérpretes de língua de sinais, que traduzem o conteúdo do professor, legendas em tempo real – fornecendo uma transcrição escrita direta do que está sendo dito pelo docente -, materiais didáticos adaptados como livros e outras ferramentas audiovisuais voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade, e, é claro, a tecnologia assistiva. 

Inclusão social para surdos

A inclusão social de surdos é um processo que vai bem além do suporte educacional. Em busca de promover a igualdade de oportunidades, acesso e participação dos surdos em todos os aspectos da vida social, cultural, política e econômica. 

Para promover a inclusão social de surdos, é necessário fornecer suporte educacional para surdos, bem como serviços de interpretação em língua de sinais e recursos de acessibilidade, como legendas e tecnologias assistivas. Além disso, é importante promover a conscientização sobre a cultura e a língua de sinais entre a população em geral, para que as pessoas possam se comunicar e se relacionar melhor com os surdos.

Como mencionamos brevemente acima, a inclusão social de surdos também envolve a garantia de direitos trabalhistas e a criação de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência auditiva. Uma sugestão para os empregadores é promover a inclusão social ao fornecer recursos de acessibilidade, bem como proporcionar ambientes de trabalho inclusivos que valorizem as habilidades e competências dos surdos.

Tecnologias Assistivas para surdos

Assim como o suporte educacional, a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva depende de algumas ferramentas como as tecnologias assistivas, ou seja, dispositivos, equipamentos, softwares e serviços projetados para melhorar a funcionalidade e a independência de surdos ou pessoas com deficiências variadas.

Confira as principais tecnologias assistivas para surdos:

Aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são uma das tecnologias assistivas mais populares para pessoas com deficiência auditiva. Eles ajudam a melhorar a audição e a comunicação, além de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. É importante lembrar que o sucesso do uso de aparelhos auditivos depende da adaptação do usuário, do treinamento auditivo e do suporte contínuo de um profissional de saúde auditiva.

Existem diferentes tipos de aparelhos auditivos, que variam em termos de tamanho, forma e funcionalidade, podendo ser customizados para se encaixar dentro do canal auditivo em alguns modelos.  Além disso, os aparelhos auditivos também podem ser classificados de acordo com o grau de deficiência auditiva para o qual são recomendados. Existem aparelhos auditivos para perda auditiva leve, moderada, severa e profunda. O tipo de aparelho auditivo recomendado varia considerando, como já dito,o grau de perda auditiva e também o estilo de vida do usuário e suas preferências pessoais.

Softwares de reconhecimento de fala

Uma das principais ferramentas de tecnologia assistiva para surdo são os softwares de reconhecimento de fala. A ideia é que o programa transcreva automaticamente a fala em texto, permitindo que os surdos possam acompanhar conversas e palestras. 

É possível encontrar alguns softwares de reconhecimento de fala populares que incluam o Google Transcribe e o Dragon Naturally Speaking. Esses softwares usam tecnologias de processamento de linguagem natural para analisar o som e reconhecer a fala, que é então exibida em tempo real na tela do dispositivo. 

Os surdos e pessoas com deficiência auditiva podem ler a transcrição e, assim, acompanhar a conversa ou palestra. É importante lembrar que a precisão da transcrição depende da qualidade do áudio e da clareza da fala.

Intérprete virtual de língua de sinais

Fundamental para serviços como atendimento ao consumidor em bancos, e até mesmo em consultas médicas, esta tecnologia utiliza avatares virtuais para traduzir a fala em língua de sinais, permitindo que os surdos tenham acesso a conteúdo em tempo real. 

Uma alternativa ao intérprete de língua de sinais humano, o recurso pode ser útil em ambientes onde um intérprete não está disponível ou é muito caro. Alguns exemplos de intérprete virtual usam técnicas de animação 3D e de inteligência artificial para criar avatares virtuais que traduzem a fala em língua de sinais. Embora a tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, ela pode ser uma opção acessível e eficaz para ajudar os surdos a se comunicar e se integrar na sociedade.

Dispositivos de comunicação em tempo real 

Já os dispositivos de comunicação em tempo real permitem que os surdos se comuniquem com outras pessoas através de mensagens de texto ou vídeo. Alguns exemplos de dispositivos de comunicação em tempo real incluem o Video Relay Service (VRS) e o Video Remote Interpreting (VRI). 

O VRS permite que os surdos se comuniquem por vídeo com um intérprete de língua de sinais, que faz a mediação entre as duas partes. O VRI, por sua vez, usa um dispositivo móvel ou computador para conectar os surdos a um intérprete de língua de sinais em tempo real. Esses dispositivos permitem que os surdos se comuniquem com familiares, amigos e colegas de trabalho, além de acessar serviços e informações importantes.

Ferramentas de acessibilidade em dispositivos eletrônicos

Smartphones, tablets e computadores podem ser equipados com recursos de acessibilidade, como legendas, janelas de intérprete de língua de sinais, vibração ou luzes para alertas sonoros, transmissão de áudio por Bluetooth, entre outros. 

Esses recursos permitem que os surdos e pessoas com deficiência auditiva possam utilizar dispositivos eletrônicos e acessar informações de forma mais fácil. Alguns exemplos de ferramentas de acessibilidade incluem o Live Transcribe, que transcreve a fala em tempo real em um dispositivo Android. Também existem recursos que fazem a transmissão de áudio de ligações telefônicas por Bluetooth, que facilitam a comunicação com pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos.

Como a Viver Aparelhos Auditivos pode contribuir?

Há mais de 10 anos ajudando nossos pacientes a viverem melhor, a Viver Aparelhos Auditivos oferece, além do exame de audiometria e acompanhamento com nossos profissionais experientes e especializados, a melhor qualidade e tecnologia em aparelhos auditivos e recursos da Signia para pessoas com deficiência auditiva.

Atualizado para o Processamento de Ambientes AX, os aparelhos da Signia são capazes de analisar o ambiente e otimizar os sons em locais barulhentos, garantindo maior clareza de comunicação para os pacientes. Com os avanços da tecnologia e-Widescreen, os dispositivos podem, também, suavizar os ruídos do vento, diminuindo as oscilações para uma audição mais estável ao ar livre.

A tecnologia Signia ainda oferece, em seu aplicativo, o Assistente Signia, utiliza todo o aprendizado de máquina da Inteligência Artificial, juntamente com o aparelho auditivo, para memorizar automaticamente todas as preferências dos pacientes, testado e aprovado por 93% dos usuários.

Que tal utilizar toda a tecnologia dos nossos aparelhos auditivos e acessórios para ouvir melhor? Agende o seu teste grátis com a Viver!

FGA. TAMIRES VIEIRA ESTEVES MAYELLA (CRFa 2-17779) 
Fonoaudióloga da Viver Aparelhos Auditivos
Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas