Sensibilidade ao som: Causas e Tratamentos da Hiperacusia

Entenda o que é a hiperacusia e como tratar a sensibilidade auditiva.

Incomodar-se com barulhos altos ou estridentes como buzinas, latidos de cachorro, choro de bebê, entre outros, é comum para muitas pessoas. No entanto, se você tem sentido um desconforto maior a alguns sons do ambiente, aqueles do e que que tendem a ser toleráveis para os demais, saiba que este pode ser um sintoma de sensibilidade a ruídos.

A hiperacusia, assim como outras patologias auditivas, pode ter diversas causas, desde a exposição prolongada a sons altos até fatores genéticos. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais sobre as causas e tratamentos da sensibilidade aos sons.

O que pode causar a hiperacusia?


É comum relacionarmos quase qualquer problema auditivo a uma perda de audição, mas a sensibilidade a ruídos – ou hipersensibilidade -, como a hiperacusia é uma intolerância a sons de baixa ou moderada intensidade, isto é, de 5 a 17 decibéis que acomete pessoas com audição normal.

A condição nada mais é do que uma alteração no processamento de sons, causando grande desconforto, irritação e, até mesmo, dor física ao ouvir latidos, toque do telefone, choro de bebê. Outras consequências da hiperacusia podem incluir vertigens, dores de cabeça e zumbidos.

Existem ainda outros dois tipos de sensibilidade auditiva, a misofonia e a fonofobia. No entanto, a hiperacusia se diferencia pelo desconforto a sons corriqueiros e ambientes, podendo atrapalhar a rotina diária em casos mais graves. Mas o que pode causar esta sensibilidade à ruídos?

Causas da hiperacusia


Não existe apenas uma causa específica da hiperacusia, portanto a sensibilidade auditiva pode ser consequência de diversos fatores, como uma má formação genética dos canais internos do ouvido, por exemplo. Da mesma forma, é possível que a hipersensibilidade a ruídos seja causada por uma flacidez nos músculos estapedianos ou no músculo tenor dos tímpanos, ambos responsáveis pelos reflexos auditivos.

A hiperacusia também pode ser adquirida pela exposição repentina a sons muito altos, como o uso de fones de ouvido acima do volume recomendado, disparo de uma arma, o ruído de uma britadeira, entre outros.

Outras causas da sensibilidade auditiva também devem ser atribuídas, entre elas estão o fator emocional, destacando o estresse e ansiedade, assim como consumo de drogas, ou outras doenças – por exemplo a doença de Lyme, transmitida por carrapatos, e a doença de Ménière.
O uso de alguns tipos de medicamentos, histórico de infecções de ouvido e fatores genéticos também podem ser causas de hiperacusia.


Quais os sintomas da sensibilidade auditiva?


Da mesma maneira como as causas da sensibilidade a ruídos, os sintomas da hiperacusia podem variar de acordo com o grau de intensidade acometido em cada organismo. No entanto, é entre os mais comuns estão a dor no ouvido, desconforto e intolerância a alguns sons que são toleráveis para a maioria das pessoas.

Outros sintomas da sensibilidade são zumbidos, percebidos por mais de 80% dos pacientes. Náuseas, tonturas e até mesmo perda de equilíbrio ao ouvir sons considerados incômodos na hiperacusia, também são sintomas de hipersensibilidade.
Assim como qualquer outra sensibilidade auditiva ou problemas de audição, o diagnóstico deve ser feito por um profissional especializado. Na consulta, devem ser considerados os sintomas apresentados pelo paciente, assim como submetê-lo ao Teste de Níveis de Desconforto de Ruído, ou LDL, que identifica o grau de gravidade da condição

Resultados considerados normais aparecem na faixa dos 85 a 90 decibéis. O LDL de pacientes com hiperacusia devem apontar resultados abaixo desses níveis.

Qual é o tratamento para a sensibilidade a ruídos?


Com o diagnóstico em mãos, o importante agora é o tratamento, que ao contrário do qu
Casos mais graves de sensibilidade auditiva, entretanto, podem causar estresse, ansiedade e ataques de pânico. Porém é válido lembrar que o grau de intensidade da condição não depende unicamente da gravidade dos sintomas, mas de uma série de elementos, como a intensidade do sobressalto da resposta aos ruídos.

Como é feito o diagnóstico da hiperacusia?


e se pode pensar não será baseado em deixar o paciente em muitas situações de silêncio. No caso da hiperacusia, o processo envolve um treinamento lento e definitivo para ajustar a sensibilidade à intensidade dos ruídos, o qual chamamos de terapia sonora.

Neste momento, é preciso que o paciente esteja ciente de que, no início, o tratamento tende a ser desconfortável, já que ele consiste em ouvir os sons ambientes que causam a sensibilidade auditiva, ao invés de evitá-los. Vale lembrar, no entanto, que para a pessoa com hiperacusia, todo som se torna alto, por isso, ela não deve ser exposta a ruídos de alta intensidade.

Outra recomendação possível são os geradores de ruído branco, sendo útil a níveis baixos para a diminuição da hipersensibilidade ao longo dos meses. Os resultados do tratamento para hiperacusia podem ser diferentes a depender do grau de severidade apresentado por cada paciente.

É possível prevenir a hiperacusia?


Apesar de ter causas variadas, a hiperacusia pode ser prevenida tendo todos os cuidados evitar a exposição constante a sons muito altos.

Seja para quem trabalha em locais com muito barulho, como para quem frequenta shows de música, a recomendação é a utilização de equipamentos de segurança auditiva ou protetores auriculares.

Deve-se ficar atento, também, ao volume dos fones de ouvido, evitando utilizá-los por tempo prolongado, assim como ultrapassar a metade da capacidade do aparelho. O mesmo vale para televisão e outros aparelhos domésticos.

A Viver Aparelhos Auditivos é uma clínica especializada no cuidado com a audição e conta com profissionais experientes em saúde auditiva e audiologia. Tem sentido desconfortos ao ouvir sons ambientes? Entre em contato conosco e marque uma avaliação na unidade mais próxima a você!

Tamires Esteves
CRFª2-17779
Fonoaudióloga Viver Aparelhos Auditivos

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas