5 Motivos para fazer um teste de audição

Aprenda a identificar os sinais de que a sua audição pode estar prejudicada

Um dos nossos principais sentidos, a audição nos permite interagir e comunicar com o mundo. No entanto, nem sempre damos a devida atenção à saúde auditiva, ignorando sinais sutis de problemas auditivos que podem se desenvolver ao longo do tempo.

É nesse contexto que os testes de audição desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde auditiva, podendo, também, detectar precocemente problemas auditivos, permitindo uma intervenção adequada e a adoção de medidas preventivas.

Neste artigo, descubra como identificar possíveis problemas auditivos e saiba 5 motivos para fazer um teste de audição.

Como identificar sinais de que a sua audição está prejudicada?

Ficar atento aos sinais de problemas auditivos é fundamental para preservar a saúde auditiva e garantir uma melhor qualidade de vida, isto porque, quanto mais cedo um problema auditivo for identificado, maiores são as chances de tratá-lo de forma eficaz. 

O diagnóstico precoce permite buscar assistência médica especializada, iniciar o tratamento adequado e evitar que o problema se agrave. Por exemplo, se você evita situações sociais ou eventos onde há muita conversa porque tem dificuldade em entender o que as pessoas estão dizendo, pode ser devido à perda auditiva, que pode levar a sentimentos de isolamento e exclusão social.

Confira outros sinais de que a sua audição pode estar prejudicada:

Sinais comuns de perda auditiva

Alguns dos sinais mais comuns de perda auditiva são a dificuldade em ouvir conversas, especialmente em ambientes barulhentos. Geralmente, pessoas com este sintoma podem pedir frequentemente para que as pessoas repitam o que foi dito, ou aumentar consideravelmente o volume da TV, rádio, entre outros dispositivos de áudio, para conseguir ouvir melhor.

Se você está achando cada vez mais difícil acompanhar as conversas, especialmente em ambientes barulhentos ou quando várias pessoas estão falando ao mesmo tempo, fique atento, pois pode ser um sinal de perda auditiva.

A perda auditiva também costuma afetar a capacidade de ouvir frequências mais altas, o que pode dificultar a compreensão da fala de mulheres e crianças, que tendem a ter vozes mais agudas.

Outros sinais muito comuns de que você deve procurar um profissional especializado são experimentar constantes zumbidos, chiados ou ruídos, e ter dificuldade em compreender falas em ambientes ruidosos, como reuniões, festas, ou mesmo restaurantes.

Quem deve realizar um teste de audição?

Um teste de audição é recomendado para qualquer pessoa que esteja preocupada com sua audição ou esteja apresentando sintomas de perda auditiva. Além disso, os testes também são indicados para pacientes expostos a ruídos intensos por um longo período de tempo, isto porque esta é uma das principais causas de problemas auditivos, portanto é fundamental monitorar regularmente a saúde dos ouvidos.

O histórico familiar de perda auditiva também deve ser levado em consideração na hora de optar por realizar um teste de audição, já que o risco de desenvolver problemas de audição é maior nestes casos. Da mesma forma, o teste auditivo em idosos a partir dos 60 anos também deve ser regular, uma vez que a perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia) é comum em pessoas mais velhas.

Vale lembrar que algumas condições médicas ou medicamentos, como infecções recorrentes do ouvido, doenças cardiovasculares, diabetes e uso de certos medicamentos ototóxicos, também podem afetar a audição. Se você tem uma dessas condições ou toma medicamentos com potencial para causar danos auditivos, um teste de audição pode ser recomendado.

Quando procurar um profissional?

É muito comum que algumas pessoas pensem que os primeiros sintomas de doenças auditivas sejam passageiros, mas é preciso saber a hora de procurar um profissional especializado, como um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Veja abaixo 5 motivos para fazer um teste de audição.

1 – Sinais de perda auditiva

Se você ou alguém que você conhece apresentar sinais comuns de perda auditiva, como dificuldade em ouvir conversas, zumbido nos ouvidos, dificuldade em entender em ambientes barulhentos ou qualquer outro sintoma relacionado à audição, é importante já agendar uma consulta com um profissional.

2 – Mudança repentina na audição

Ao perceber uma mudança súbita na sua audição, como perda auditiva significativa em um ou ambos os ouvidos, é fundamental  buscar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de uma condição médica urgente que requer tratamento rápido.

3 – Dor de ouvido

Em caso de dor nos ouvidos, infecções frequentes no ouvido ou qualquer desconforto significativo nos ouvidos, a recomendação é sempre procurar um profissional para um teste de audição e tratamento adequados.

4 – Exposição a ruído intenso

Se você foi exposto a ruídos altos por um longo período de tempo, como em ambientes de trabalho barulhentos, concertos de música alta ou atividades recreativas com ruído intenso, é aconselhável fazer um teste de audição para monitorar a saúde auditiva e detectar possíveis danos, além de se consultar com médico especialista periodicamente.

5 – Preocupação com a audição

Mesmo que não tenha sintomas óbvios de perda auditiva, se você está preocupado com sua audição, é importante buscar um profissional para uma avaliação auditiva. Eles podem realizar testes para determinar sua capacidade auditiva e oferecer orientações adequadas.

Além desses motivos, é sempre bom realizar exames auditivos regulares, especialmente se você tiver fatores de risco, como histórico familiar de perda auditiva, exposição a ruídos intensos ou condições médicas que possam afetar a audição.

Tem percebido sintomas de perda auditiva? Entre em contato com a Viver Aparelhos Auditivos e agende um check-up auditivo gratuito com um de nossos fonoaudiólogos!

Fabrícia E. Botelho
Experiência do Cliente
Viver Aparelhos Auditivos

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas